LISTA A
CARLA BARROS
PROCURADORA-ADJUNTA
PORTO - 2.ª suplente
Carla Maria Pires de Barros e Pereira de Sousa
- Procuradora-adjunta, colocada na Procuradoria da Instância Local de Matosinhos
Candidato-me às eleições para o Conselho Superior do Ministério Público para se faça ouvir a voz de todos os Magistrados naquele mais alto órgão da hierarquia.
Quando há mais de 20 anos ingressei nesta Magistratura sentia que, com espírito de missão, muito poderia contribuir para a realização da justiça.
Hoje vejo esse espírito de missão desvanecer-se e a dedicação à função, apesar de persistir, tornou-se mais penosa, excessivamente onerada por burocracia crescente que redunda em prejuízo para o cidadão, que é aquele ao serviço de quem devemos estar.
A Magistratura do Ministério Público deve pautar-se por rigorosos critérios de legalidade e objetividade e, internamente, deve demonstrar a transparência que lhe é exigível.
Temos passado por períodos de "provação" quanto à nossa capacidade de resistência e avizinham-se tempos de mais instabilidade.
Instabilidade para os mais antigos e também para os mais novos, designadamente os Magistrados Estagiários que tanto têm sido penalizados no início da carreira.
É por tudo isso que me candidato... por um Ministério Público mais eficaz e sempre, em primeiro lugar, ao serviço do cidadão.